Monday, August 30, 2010

Conselhos para Obter Bolos Maravilhosos

Conselhos Para Obter Bolos Maravilhosos *

Veja os conselhos de nossos instrutores para que seus bolos sempre fiquem perfeitos para confeitar:

Unte generosamente o interior da forma com gordura vegetal. Use um pincel de confeitagem para espalhar a gordura uniformemente e certifique-se de que toda a superfície interior está coberta. Polvilhe com farinha e retire o excesso colocando para baixo a forma e batendo no fundo suavemente. Se ficar algum lugar brilhante, retoque com mais gordura e farinha.

O fundo das formas com modelos geométricos simples, como redondas, quadradas, etc. (que não sejam de personagem nem com modelos especiais) recomenda-se forrar com papel manteiga depois de untá-lo. Antes de desenformar, solte as laterais passando uma espátula. Este método produz mais migalhas na superfície do bolo.

Acenda o forno 10 a 15 minutos antes de introduzir o bolo, para permitir que fique na temperatura de assar correta.

Meça os líquidos colocando-os na altura dos olhos em xícaras de medidas.

Para obter melhores resultados utilize ovos grandes (por volta de 1/4 de xícara cada um)

Bata a mistura para bolo pelo tempo indicado e a velocidade especificada. Controle cuidadosamente o tempo batido e nunca faça por mais tempo nem mais velocidade que se indica nas instruções da receita. Bater em excesso pode romper a estrutura do bolo e provoca uma redução do volume e o bolo afunda ao esfriar. Em compensação, se bater pouco produz uma massa em que os ingredientes não estão bem integrados.

Se utilizar uma quantidade de massa maior que um pacote de mistura para bolo, para uma forma maior, prepare os pacotes de um em um; reduza a temperatura aproximadamente em uns 25% e aumente o tempo de assar.

Asse o bolo imediatamente depois de misturá-lo e coloque o mais possível no centro do forno (tanto em sentido vertical como horizontal). Deve deixar pelo menos 2,5cm pelos lados e entre as formas. Se utilizar duas grades no forno, situe as formas de modo que não fiquem juntas uma sobre as outras. Controle com precisão o tempo de assar.

Verifique se o bolo cresceu antes de tirá-lo do forno. Devido às diferenças de comandos dos fornos, certifique-se de comprovar se o bolo está crescido segundo as instruções do pacote da receita.

Deixe esfriar o bolo dentro da forma durante 10 minutos em uma grade para bolos. Os bolos maiores (mais de 35cm de diâmetro) podem necessitar de 15 minutos. Se deixar esfriar demais o bolo, não irá se soltar da forma. Volte a introduzi-lo no forno quente a 120° por uns minutos.

Para retirar facilmente o bolo da forma, coloque um guardanapo de papel duplo sobre a grade. A toalha evitará que as varetas da grade rompam a casca ou que deixem marcas na superfície do bolo. Para os bolos maiores pode-se usar uma grade de forno limpa ou uma prateleira de geladeira. Coloque a grade coberta em cima do bolo. Vire o bolo e a grade ao mesmo tempo pelo menos uma hora antes de decorá-lo. A seguir limpe as migalhas soltas do bolo.

A maior parte dos problemas de assar se deve a temperatura do forno pouco precisa. Se os bolos parecem não ter crescido, experimente elevar a temperatura do forno em uns 25% aproximadamente. Se o problema for excesso de temperatura, baixe o ajuste do forno em uns 25% aproximadamente.

Os bolos podem ser congelados por um período de três meses envolvido em papel alumínio. O bolo deve ser descongelado totalmente antes de decorar.

Os bolos cobertos com glacê devem ser congelados bem envolvidos. Quando descongelar, não retire o papel em volta até que esteja totalmente descongelado.

Os bolos que não estão cobertos com glacê podem ser guardados a temperatura ambiente por no máximo de 24 horas.

No comments: